Políticas da Publicação

I- DA IDENTIFICAÇÃO E APRESENTAÇÃO DA REVISTA

Art 1º. A revista discente SITUAÇÃO GEOGRÁFICA, uma publicação Independente, de periodicidade anual, está sob a responsabilidade administrativa dos discentes do curso de Licenciatura em Geografia do IFBA - Campus Salvador, naqueles constituídos na Comissão Editorial.

II – DOS OBJETIVOS

Art. 2º. A Revista Discente Situação Geográfica, sendo veículo de difusão do conhecimento científico, em sua forma eletrônica, tem como objetivos principais:

  1. Divulgar a produção dos discentes dos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia e outras áreas afins.

  2. Publicar produções acadêmicas de comprovada relevância científico-profissional nas áreas de competência da educação, sociologia, história, ciência política, filosofia, tendo como eixo central a Geografia;

  3. Apoiar e promover, quando possível, eventos que possam resultar em material significativo para a revista;

  4. Fomentar o intercâmbio com periódicos e corpos editoriais de outras instituições, nacionais ou estrangeiras, que mantenham publicações congêneres e;

  5.  Manter uma versão eletrônica com acesso público e gratuito aos textos de maneira integral.

 III– DAS REGRAS PARA A PUBLICAÇÃO

Art. 3º. Os textos científicos, a critério do Conselho editorial, serão destinados a publicações tendo o status de: artigos científicos; trabalho para dossiês temáticos, desde que sejam apresentados e aprovados quatro ou mais artigos sobre um assunto previamente definido; artigos de interesse transdisciplinar; resenhas; anais dos Congressos e eventos jurídicos promovidos pela revista SITUAÇÃO GEOGRÁFICA; documentos; e resumos de monografias ou de dissertações e teses;

§ 1º. Será limitada a contribuição de um artigo por autor a cada publicação, sendo o conteúdo dos artigos de responsabilidade exclusiva de seus autores.

§ 2°. Só serão aceitos para avaliação trabalhos completos, entre 15 e 30 páginas

§ 3°. Os artigos podem ter no máximo três autores

§ 4°. O nome do/a orientador/a deve constar em nota de rodapé e não na condição de coautor, a não ser em casos excepcionais (PIBID, PIBIC) e justificados de trabalhos assinados por ambos que não resultem diretamente da pesquisa autoral do/a orientando/a (dissertação ou tese)

§ 5º. Os textos ou documentos enviados para a publicação na Revista apenas serão aceitos se considerados adequados, estando dentro da política editorial;

§ 6º. Os artigos científicos encaminhados para a publicação na Revista deverão ser, preferencialmente, inéditos no Brasil. Se já foi publicado no exterior, deverá o autor do trabalho indicar em que veículo houve publicação anterior.

Art. 14º. Os artigos deverão ser encaminhados apenas para o correio eletrônico situaçãogeografica@gmail.com devidamente corrigidos do ponto de vista ortográfico e sob a forma de anexo observando as normas a seguir:

§ 1º. Devem os artigos possuir entre quinze a trinta páginas, preparados em formato Microsoft Word ou BrOffice, fonte Times New Roman, 12, com espaçamento entre linhas 1,5;

§ 2º. Os parágrafos devem ser justificados, não se devendo usar recuos, deslocamentos ou espaçamentos antes ou depois. As margens devem ser: superior e esquerda, 3,0 cm, e a inferior e esquerda, 2,0 cm. O papel deve ser A4;

§ 3º. Os trabalhos deverão ter a seguinte estrutura:

  1. título (e subtítulo, se houver);

  2. nome do autor;

  3. qualificação sucinta do autor (em nota de rodapé);

  4. resumo em português, com o máximo de 200 palavras, que contenha campos de estudo, método, objetivo, resultado e conclusões, com no mínimo três e no máximo seis palavras chaves que representem o conteúdo do texto;

  5. introdução;

  6. desenvolvimento;

  7. considerações finais;

  8. referências bibliográficas; e

§ 4º. A referência ao autor deverá conter os dados relativos à sua maior titulação, além da instituição a qual está vinculado;

§ 5º. As citações e as referências bibliográficas deverão ser feitas em sistema de nota de rodapé de acordo com as normas atualizadas da ABNT.

§ 6º. Citações de textos de outros autores que ultrapassem três linhas devem ser feitas em parágrafo apartado, com recuo de 3 cm e sem aspas. As demais citações devem vir no corpo do texto, entre aspas.

§ 7º. Os trabalhos que não seguirem as normas deste Edital serão devolvidos aos seus autores para reformatação, correção textual e esclarecimentos de conceitos, a fim de garantir a qualidade e a respeitabilidade desta publicação acadêmica.

§ 8º. Os trabalhos recebidos e selecionados não serão devolvidos e poderão vir a ser publicados em números posteriores da Revista, a critério da Comissão Editorial. conforme conveniência e concordância dos autores.

Art. 4º. Não haverá nenhuma retribuição pecuniária pelos artigos enviados ou publicados.

Art 5º. Os textos e as opiniões emitidas serão de inteira responsabilidade dos autores, não cabendo à Revista Discente SITUAÇÃO GEOGRÁFICA nenhuma responsabilidade ou prejuízo em virtude de possíveis danos causados a terceiros.

 IV– PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

Os artigos submetidos à revista são submetidos à avaliação cega de dois pareceristas, membros da Comissão Científica, além de consultores externos.  Em caso de divergência de opiniões, o artigo será enviado a um terceiro especialista. À Comissão Editorial é permitido o direito de fazer pequenas modificações no texto, tabelas e figuras, de modo a atender aos critérios editoriais da revista.

 V– POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

A Revista SITUAÇÃO GEOGRÁFICA oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

ISSN eletrônico: 2596-1055

Situação Geográfica - Revista Discente do curso de Licenciatura em Geografia do IFBA - Campus Salvador.